A massoterapia clínica é um dos recursos mais ricos e importantes da fisioterapia.
O fisioterapeuta é formado para conhecer a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana. Tais conhecimentos nos dão o respaldo necessário para manipular os tecidos moles de forma coerente e individualizada.
O corpo humano que é único e integral muito se beneficia das técnicas manuais, porque elas buscam não apenas os sintomas, mas principalmente as causas das disfunções somáticas.
Através do toque é possível a detecção de zonas de tensão, músculos encurtados e hipotróficos, presença de trigger points e áreas de compensações.
A massoterapia clínica conta com manobras de deslizamento superficial e profundo, fricção, amassamento, percussão, vibração dentre outras.
O toque possui um poder acalentador, que traz relaxamento, alívio da dor, cura das tensões e tranquilidade. Por isso, o ambiente precisa ser bem preparado de modo a favorecer os benefícios da técnica. Preconiza-se uma sala limpa, arejada, com pouca luminosidade e silenciosa, podendo também lançar mão de músicas suaves, se isso agradar a quem está sendo tratado.
O fisioterapeuta que utiliza o recurso da massoterapia clínica deve ter o cuidado de se preparar para a sessão, mantendo macas e/ou cadeiras em altura adequada; roupas leves; garantir a privacidade do cliente; utilizar o toque suave e preciso a depender da área tratada e das peculiaridades de cada indivíduo; usar cremes ou óleos neutros, com pouca essência e, principalmente, manter uma atitude segura e tranquila.
Vale salientar que a manipulação dos tecidos moles e também do sistema nervoso parassimpático pode desencadear no indivíduo emoções e lembranças. É recomendado que o profissional deixe fluir, sem interferências.
Ao final da sessão, normalmente, o paciente relata sensação de bem-estar e leveza, embora possa sentir leve incômodo nas zonas de tensão que foram manipuladas.
![](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_316996a4b9cf4d828de72f45a7ea095c~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1470,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/nsplsh_316996a4b9cf4d828de72f45a7ea095c~mv2.jpg)
Comments