top of page

Humanização na fisioterapia

Foto do escritor: Cristiane MarquesCristiane Marques

Humanização é a ação ou efeito de humanizar,  tornar benévolo, afável.  E o que isso tem a ver com os atendimentos de fisioterapia?

          Penso que nós,  fisioterapeutas,  precisamos criar o hábito espontâneo de enxergar nosso cliente/paciente como o indivíduo integral que ele é.  É claro que nossa formação acadêmica nos habilita para o diagnóstico funcional, para a detecção das desordens músculo- esqueléticas, para a detecção das lesões e disfunções. Acontece que, tomando como parâmetro a NEUROMATRIZ DA DOR ( teoria da dor mais pesquisada atualmente), vemos a possibilidade de questões multifatoriais influenciarem nesse processo.  Hoje já sabemos que nem toda lesão acarreta dor e nem todo quadro álgico advém de uma lesão real.          O nosso cérebro percebe os mais variados estímulos cognitivos, emocionais e sensoriais de formas distintas e, cada indivíduo,  de acordo com as suas vivências,  crenças,  culturas e valores vai processar e interpretar tais estímulos,  gerando respostas também variadas e distintas,  como por exemplo,  dor, estresse,  disfunções músculo- esqueléticas, distúrbios emocionais,  dentre outros.

          Tudo isso nos faz refletir porque os tratamentos de problemas similares nem sempre apresentam a mesma evolução. Na prática,  vemos disfunções relativamente simples associadas a quadros complexos,  extensos e de difícil resposta.  Ao passo que,  lesões em potencial,  comprovadas por exames de imagem,  nem sempre traduzem sintomas tão relevantes clinicamente.

          Por isso acredito que precisamos tratar/cuidar do indivíduo que chega para nós com uma lombalgia e não tratar, meramente,  a lombalgia dele.

          A humanização passa também por isso.  Escutar o paciente,  fazer uma importante coleta de informações. Não apenas as que envolvam o mecanismo da provável lesão, mas também àquelas que digam respeito ao contexto de vida no qual está inserido o nosso paciente.  Isso demanda tempo,  atenção,  dedicação e empatia. Aos poucos,  vamos conhecendo as particularidades de cada indivíduo,  adequando-lhes a melhor abordagem ,as melhores técnicas e percebendo a necessidade ou não do encaminhamento para um outro profissional.

          A humanização da saúde proporciona a todos um melhor padrão de cuidados e atenção,  fazendo-nos sentir amparados e respeitados.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


"Por onde for, floresça!"

Av. Anita Garibaldi, 1133, sala 510. Ondina

Salvador/Bahia

bottom of page